Pattern-Driven Maintenance: Novo Método para Prevenir Exceções Não Tratadas em Código Fonte!

Ao pessoal preocupado com confiabilidade de software. E se existisse um método para prevenir exceções não tratadas no código fonte?

A boa notícia é que agora existe! O Diogo Silveira Mendonça criou durante o seu doutorado na PUC-Rio (em andamento, sob orientação conjunta dos professores Arndt von Staa e Marcos Kalinowski) e acaba ter um Industry Paper, descrevendo o método e sua aplicação industrial a sistemas reais, aceito no ESEM 2018 (Oulu, Finlândia)! O artigo contou ainda com a colaboração dos professores Hélio Lopes e Simone Barbosa.

A versão dos autores do artigo encontra-se disponível aqui: http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski/publications.html

Basta procurar pelo título “Applying Pattern-Driven Maintenance: A Method to Prevent Latent Unhandled Exceptions in Web Applications” e clicar na imagem do PDF.

Trata-se de um método baseado em princípios de análise causal de defeitos e explorando a sinergia entre verificação estática e dinâmica. Quer aplicar na sua empresa? Tudo que você precisa é do log do servidor de aplicações e do código fonte (e talvez de um treinamento em testes e análise estática). Se quiser conhecer outras tecnologias de ponta criadas no LES/PUC-Rio é só entrar em contato.

P.S. Disponibilizo todos os meus textos, afinal escrevo para que leiam. Atualmente tem mais de 100 textos completos disponibilizados gratuitamente, fique a vontade para explorar as publicações. E sim, posto resultados de pesquisa em rede social. Sou fortemente contra esconder resultados com aplicabilidade prática da sociedade que investiu nesses resultados com seus impostos. Recomendo que outros pesquisadores Brasileiros façam o mesmo, ainda mais em um momento em que governo e sociedade questionam investimentos em pesquisa!

 

Compartilhe:
Marcos Kalinowski on FacebookMarcos Kalinowski on LinkedinMarcos Kalinowski on TwitterMarcos Kalinowski on Youtube
Marcos Kalinowski
Professor (orientador de mestrado e doutorado) do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde atua na área de Engenharia de Software e coordena grupos de pesquisa no Laboratório de Engenharia de Software (LES). Co-coordena a iniciativa ExACTa PUC-Rio de transformação digital. Tem a visão de estreitar os laços entre a academia (ciência) e empresas (indústria) que estão buscando inovação e excelência operacional.

Mais informações podem ser encontradas em sua página: http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski

Author: Marcos Kalinowski

Professor (orientador de mestrado e doutorado) do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde atua na área de Engenharia de Software e coordena grupos de pesquisa no Laboratório de Engenharia de Software (LES). Co-coordena a iniciativa ExACTa PUC-Rio de transformação digital. Tem a visão de estreitar os laços entre a academia (ciência) e empresas (indústria) que estão buscando inovação e excelência operacional. Mais informações podem ser encontradas em sua página: http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski