Resultados: Efeitos da COVID-19 no Bem-Estar e na Produtividade de Profissionais de Software

COMO A COVID-19 AFETA DESENVOLVEDORES DE SOFTWARE E COMO SUAS ORGANIZAÇÕES PODEM AJUDAR

A COVID-19 força os trabalhadores de todo o mundo a trabalhar remotamente de forma não planejada. Uma pesquisa de uma equipe internacional, da qual participei como representante do Brasil, revelou que os profissionais de software estão experimentando diminuição do bem-estar emocional e da produtividade.

Lançado em doze idiomas e contando com respostas de mais de 2.000 profissionais de mais de 50 países, o estudo identificou como os ambientes e situações de trabalho atuais estão afetando os profissionais de software em todos os setores.

Outras descobertas importantes revelam que a falta de preparação para desastres, o medo relacionado à pandemia e a ergonomia do espaço de trabalho doméstico estão agravando a redução do bem-estar e da produtividade dos profissionais; e que mulheres, pais e pessoas com deficiência podem ser afetados desproporcionalmente.

A equipe, que apresentou as descobertas hoje (4 de maio) ao periódico científico Empirical Software Engineering e ao arXiv, usou os resultados para fazer recomendações práticas para a indústria de software ao gerenciar funcionários que trabalham em casa durante isolamento social agora e potencialmente no futuro, para melhorar o bem-estar e a produtividade dos funcionários.

Como representante do Brasil na equipe de pesquisa, estou disponível (kalinowski [at] inf.puc-rio.br) para os canais de comunicação Brasileiros para fornecer uma perspectiva de nossa pesquisa e dos desafios enfrentados por funcionários e organizações durante a COVID- 19 globalmente. A seguir encontram-se links para o sumário executivo dos resultados e a versão dos autores do artigo com resultados mais detalhados.

Sumário Executivo

Versão dos Autores do Artigo

 

Compartilhe:
Marcos Kalinowski on FacebookMarcos Kalinowski on LinkedinMarcos Kalinowski on TwitterMarcos Kalinowski on Youtube
Marcos Kalinowski
Professor (orientador de mestrado e doutorado) do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde atua na área de Engenharia de Software e coordena grupos de pesquisa no Laboratório de Engenharia de Software (LES). Co-coordena a iniciativa ExACTa PUC-Rio de transformação digital. Tem a visão de estreitar os laços entre a academia (ciência) e empresas (indústria) que estão buscando inovação e excelência operacional.

Mais informações podem ser encontradas em sua página: http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski

Author: Marcos Kalinowski

Professor (orientador de mestrado e doutorado) do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde atua na área de Engenharia de Software e coordena grupos de pesquisa no Laboratório de Engenharia de Software (LES). Co-coordena a iniciativa ExACTa PUC-Rio de transformação digital. Tem a visão de estreitar os laços entre a academia (ciência) e empresas (indústria) que estão buscando inovação e excelência operacional. Mais informações podem ser encontradas em sua página: http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski