Quer saber mais sobre Sistemas de Big Data, Microserviços e Arquiteturas Orientadas a Eventos?

Trabalha com Microserviços? Sistemas de Big Data? Arquiteturas Orientadas a Eventos?
 
Como cientista orientando pesquisas em engenharia de software em um programa de excelência na área de computação (no LES/DI/PUC-Rio), vejo como essencial que nossos resultados, quase todos com aplicabilidade prática, sejam compartilhados com a comunidade de TI.
 
Tendo dito isto, gostaria de compartilhar um artigo recém publicado pelo meu ex-aluno de mestrado Rodrigo Laigner (que agora se encontra fazendo Doutorado na University of Copenhagen).
 
 O artigo, recém aceito na EuroMicro Conference on Software Engineering and Advanced Applications (SEAA), contém desafios práticos da migração de um sistema de big data monolítico para uma arquitetura de microserviços orientada a eventos, e destaca oportunidades para melhorar o projeto deste tipo de sistema. Além da participação dos pesquisadores do LES e do DI, o artigo foi elaborado com base em um caso de sucesso vivenciado no Tecgraf / PUC-Rio e contou com o apoio também de colaboradores deste instituto.
 
#pesquisa #engenhariadesoftware
Compartilhe:
Marcos Kalinowski on FacebookMarcos Kalinowski on LinkedinMarcos Kalinowski on TwitterMarcos Kalinowski on Youtube
Marcos Kalinowski
Professor (orientador de mestrado e doutorado) do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde atua na área de Engenharia de Software e coordena grupos de pesquisa no Laboratório de Engenharia de Software (LES). Co-coordena a iniciativa ExACTa PUC-Rio de transformação digital. Tem a visão de estreitar os laços entre a academia (ciência) e empresas (indústria) que estão buscando inovação e excelência operacional.

Mais informações podem ser encontradas em sua página: http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski

Author: Marcos Kalinowski

Professor (orientador de mestrado e doutorado) do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde atua na área de Engenharia de Software e coordena grupos de pesquisa no Laboratório de Engenharia de Software (LES). Co-coordena a iniciativa ExACTa PUC-Rio de transformação digital. Tem a visão de estreitar os laços entre a academia (ciência) e empresas (indústria) que estão buscando inovação e excelência operacional. Mais informações podem ser encontradas em sua página: http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski