Desmistificando Blockchain: Conceitos e Aplicações – Versão dos Autores do Capítulo Escrito pela Equipe do LES/PUC-Rio

A versão preliminar dos autores do capítulo “Desmistificando Blockchain: Conceitos e Aplicações” se encontra disponível em http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski/publications.html . Basta procurar pelo título “Desmistificando Blockchain: Conceitos e Aplicações” e clicar no ícone do PDF para ter acesso ao material.

Os autores são Paulo Henrique Alves, Rodrigo Laigner, Rafael Nasser, Gustavo Robichez, Hélio Lopes e Marcos Kalinowski do Departamento de Informática da PUC-Rio.

O Departamento de Informática da PUC-Rio, na ideologia da universidade como o local onde empresas e acadêmicos se reúnem com o objetivo de compartilhar conhecimento e experimentar ideias, se posicionou de maneira pioneira na discussão de soluções envolvendo a aplicação da tecnologia. O capítulo faz uso dessa experiência para tentar fornecer ao leitor o embasamento para este tipo de discussão.

Blockchain tem sido pauta frequente da iniciativa ECOA PUC-Rio (http://www.puc-rio.br/ecoa) onde se discutem, em parceria com empresas e focando em suas reais necessidades, soluções disruptivas para diversas áreas de negócio. Os vídeos disponíveis na playlist de blockchain da iniciativa (https://goo.gl/NxZJAE) permitem facilmente observar o envolvimento e interesse dos grandes atores do mercado.

O capítulo foi escrito para fazer parte do projeto do livro “Computação e Sociedade”, organizado pelos professores Cristiano Maciel e José Viterbo no contexto da Sociedade Brasileira de Computação. A versão final será incluída nessa publicação. A versão livre disponibilizada online é particular dos autores e não fez uso de nenhum tipo de editoração.

Compartilhe:
Marcos Kalinowski on FacebookMarcos Kalinowski on LinkedinMarcos Kalinowski on TwitterMarcos Kalinowski on Youtube
Marcos Kalinowski
Professor (orientador de mestrado e doutorado) do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde atua na área de Engenharia de Software e coordena grupos de pesquisa no Laboratório de Engenharia de Software (LES). Co-coordena a iniciativa ExACTa PUC-Rio de transformação digital. Tem a visão de estreitar os laços entre a academia (ciência) e empresas (indústria) que estão buscando inovação e excelência operacional.

Mais informações podem ser encontradas em sua página: http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski

Author: Marcos Kalinowski

Professor (orientador de mestrado e doutorado) do quadro principal do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde atua na área de Engenharia de Software e coordena grupos de pesquisa no Laboratório de Engenharia de Software (LES). Co-coordena a iniciativa ExACTa PUC-Rio de transformação digital. Tem a visão de estreitar os laços entre a academia (ciência) e empresas (indústria) que estão buscando inovação e excelência operacional. Mais informações podem ser encontradas em sua página: http://www.inf.puc-rio.br/~kalinowski